Apresentação PowerPoint Apostila

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Provedores de Acesso












Tema: Provedor de acesso à Internet


Índice

1. Introdução

2. Tipos de Provedores de Acesso

A. UOL

B. Terra

C. iG

D. GVT

E. Virtua

F. CompuLand

1. Introdução

O fornecedor de acesso à Internet (em inglês Internet Service Provider, ISP) oferece principalmente serviço de acesso à Internet, agregando a ele outros serviços relacionados, tais como "e-mail", "hospedagem de sites" ou blogs, entre outros.

Geralmente, um ISP cobra uma taxa mensal ao consumidor que tem acesso à Internet embora a velocidade de transferência dos dados varie largamente.

O termo formal para velocidade de Internet é largura de banda — quanto maior for a banda, mais alta é a sua velocidade.


A velocidade de ligação à Internet pode ser dividida em duas categorias: dial-up e banda larga. As ligações dial-up requerem a utilização de linhas telefônicas, e habitualmente têm ligações de 56 Kbps ou menores. As ligações de banda larga podem ser RDIS, acessos de banda larga sem fios, cable modem, DSL, ligação por satélite ou Ethernet. A conexão de banda larga está sempre ligada (exceto o RDIS) e a velocidade varia entre os 64 kbps e 24+ Mbps(ADSL 2+).

Com a crescente popularidade do compartilhamento de arquivos e o download de músicas, vídeos e outros arquivos complexos e a procura geral por carregamentos de página mais rápidos, as ligações de largura de banda superior estão a tornar-se mais populares.

2. Tipos de Provedores de Acesso

A. UOL

O Universo Online (UOL) é um provedor de conteúdo e um provedor de acesso à Internet brasileira, que foi criado pela empresa Folha da Manhã, que edita o jornal Folha de S. Paulo.

Cinco meses depois de sua inauguração, o UOL se uniu com seu maior concorrente, o portal da Editora Abril chamado BOL. Hoje não existe mais nenhuma participação da Editora Abril no UOL (é propriedade da PTM.com, uma holding da Portugal Telecom - e anteriormente da PT Multimédia (atual ZON), holding da Portugal Telecom -, e do Grupo Folha).

Em 28 de Abril de 1996, às 4h15 da manhã o provedor foi colocado no ar, em propriedade das Organizações Globo, numa época em que a Internet possuía menos de quarenta mil usuários em todo o Brasil. Na data de estréia com serviço de bate-papo, a edição diária do jornal O Globo, arquivos do jornal com cerca de 250 mil textos, reportagens do jornal americano The New York Times (traduzidas para a língua portuguesa), Folha da Tarde e Notícias Populares, mais classificados, roteiros e saúde, e a revista Isto É. O logotipo do UOL é mostrado pela primeira vez.

Em 2004 o UOL já é principal portal e provedor pago de acesso à Internet do país. Como portal, o UOL reúne o mais extenso conteúdo em língua portuguesa do mundo. Está organizado em 42 estações temáticas, com mais de 1.000 diferentes canais de notícias, informação, entretenimento e serviços, somando mais de 7 milhões de páginas e segundo o IbopeNetRatings, o UOL teve em janeiro 7,456 milhões de visitantes únicos domiciliares no Brasil, número que lhe dá a primeira posição no ranking dos maiores portais do país e representa mais de 60% de alcance nesse mercado. Isto significa que de cada dez pessoas que acessam a Internet a partir de casa, pelo menos seis visitam o portal UOL regularmente. Neste mesmo ano, o SDE resolveu abrir investigação contra o provedor, após um grupo de 150 pequenos provedores acusa o portal UOL de abuso de poder econômico. Em 2005 criou o uolk, que é muito semelhante ao Orkut.

B. Terra

A origem do Terra se confunde com a própria história da internet na América Latina. Em 2009, o Terra completa 10 anos de presença na região e revoluciona a forma de navegar na internet com o lançamento do Projeto Átomo.

A empresa faz parte do grupo Telefônica que, em 1999, adquiriu empresas de internet locais no Brasil, México, Chile e Espanha, lançando naquele mesmo ano, a marca Terra simultaneamente na América Latina e na Europa.

Desde então, o pioneirismo da empresa pode ser visto nas mais diversas áreas às quais se dedica. Em 2001, o Terra construiu o maior estúdio de internet TV da América Latina, em São Paulo, e atualmente possui estúdios em todos os sete países onde tem escritórios.

Precursor na oferta de conteúdo banda larga, a audiência do Terra TV é de 8 milhões de visitantes únicos por mês, com uma média mensal de 66 milhões de streamings e um acervo de 250 mil vídeos.

Pioneiro também em parcerias estratégicas de conteúdo, desde 2007 o Terra conta com campeões de audiência da Disney, Warner e Turner Latin America. Temporadas inteiras de séries como Lost, Desperate Housewives, Grey’s Anatomy, Criminal Minds, Alias, Ghost Whisperer, e City Hunters, além filmes como Armageddon, Inimigo do Estado, A Outra Face, 10 Coisas que Odeio em Você, High School Musical, Tarzan, Piratas do Caribe, Monstros S.A. Procurando Nemo e vídeoclips estão disponíveis on demand para ser acessados quando o internauta quiser. O Terra TV também conta com conteúdos dos canais TNT, Cartoon Network, Boomerang, Toonami, Adult Swim, Woohoo e CNN em Español.

Em janeiro de 2009, o portal foi o primeiro na América Latina a oferecer conteúdo no formato catch up 3 canais simultâneos, os Jogos Olímpicos de 2008 e já assinou com o COI a exclusividade para 2010 e 2012.

O especial Beijing 2008 bateu recorde de audiência com 22.756 milhões de usuários, o que representa cerca de 15% dos internautas da região. Foram mais de 39 milhões de vídeos, dos quais 30% ao vivo, o que representa o triplo da média da internet. A participação do internauta também foi surpreendente: mais de 20 mil posts foram publicados no canal interativo Fanzone, com fotos, vídeos e textos com mensagens de apoio aos atletas.

Para os amantes do futebol, o Terra TV exibe, em tempo real, os campeonatos italiano, inglês, português e as eliminatórias para Eurocopa 2008. No tênis, o Terra transmite o ATP Tour e highlights do Master Series.

Produções locais são contempladas com destaque na programação do Terra TV. No Brasil, o internauta tem acesso ao filme 3Fs produzido com tecnologia digital que teve estréia simultânea na internet e nos cinemas. No Terra Argentina, o sucesso da série interativa Dirígime, na qual o internauta participa do casting e escolhe o próximo capítulo, é campeã de acessos e, em 2009, será estendida para toda a região.

O Terra continua inovando na oferta de serviços exclusivos, como o canal de música Sonora, o maior do Brasil, que possibilita ao internauta ter acesso a mais de 1 milhão de canções das principais gravadoras do mercado fonográfico em vários formatos (gratuito, streaming, download) e, em breve, estará disponível em toda a América Latina.

A marca Terra se aproxima do público por meio de eventos bem-sucedidos como Stock Car, Campus Party e em shows como festival Planeta Terra, que já se tornou referência como o principal evento de pop-rock do Brasil e conta com versões locais, entre as quais o Terra Rock, realizado no Peru., no qual o internauta tem acesso aos episódios de seriados da Disney e outras empresas logo após sua estréia na TV por assinatura. O conteúdo fica disponível, gratuitamente, por sete dias e retorna ao ar, on demand, após a exibição na TV aberta.


O Terra mais uma vez levou a revolução ao esporte. Em 2008, foi o primeiro portal de internet da América Latina a transmitir ao vivo, com exclusividade, em 1

C. Internet Group (iG)





Internet Group (iG) é um provedor de acesso à Internet brasileiro de banda larga e de acesso discado à Internet adquirido em 2004 pelo grupo BrasilTelecom e fundido aos portais iBest e BrTurbo, que já eram de propriedade da empresa de telefonia, recentemente adquirida pela Oi. O iG notabilizou-se por prover acesso discado à internet de forma gratuita, serviço que ele continua a ofertar.

Além de provedor, o iG também é conhecido pelo seu portal, que abriga sites importantes como o noticiário Último Segundo.Também abriga o Babado, o Minha Notícia, o Megaplayer, Baixaki e iG Empresas. Parceiro do Google, utilizada deste o sistema de busca, e-mail e publicidade de palavras-chave de forma personalizada e regionalizada.

Primeiros passos

O Internet Group do Brasil LTDA foi fundado pelos grupos GP Investimentos (Telemar) e Opportunity (Brasil Telecom), tendo como sócios fundadores Nizan Guanaes, Aleksandar Mandic e Matinas Suzuki Jr. com as participações destacadas de Demi Getschko e Carla Sá. A operação entrou no ar em 9 de janeiro de 2000 com a marca iG e a primeira versão preliminar pública do portal com serviço de acesso discado grátis, marcados por uma forte campanha publicitária que transformou um West Highland Terrier em símbolo da empresa -- e em celebridade instantânea.

O abalo no mercado foi imediato. Apesar de não ter sido o primeiro provedor gratuito brasileiro, o iG rapidamente atingiu grande popularidade num tempo em que a banda larga era pouco comum e os bancos apenas começavam a oferecer planos de conexão não-tarifada a seus clientes. O portal também estava bem posicionado: reunia um número crescente de sites competentes e criativos, liderados pelo Último Segundo (cuja proposta de redação exclusiva para internet foi considerada ousada para a época, pois todos os grandes noticiários online concorrentes eram vinculados a veículos tradicionais), formando um conjunto de destaque quando a política de portais ainda buscava amadurecimento no Brasil.

Os provedores concorrentes contra-atacaram o iG em duas frentes: por um lado, denunciaram a concorrência desleal do acesso grátis; por outro, buscaram seus próprios meios de embarcar na nova onda.

O estouro da bolha da Internet

O iG apostava num grande retorno com venda de publicidade em seu portal, o que aumentaria o interesse pelas ações da empresa numa eventual abertura de capital. No entanto, os planos não se realizaram da forma prevista. Na seqüência do colapso da NASDAQ, com a dificuldade crescente para obtenção de crédito, o portal-provedor fez revisões graduais em seus projetos.

Apesar de continuar protagonizando grandes lances (como a compra do provedor grátis concorrente Super11.net, no segundo semestre de 2000) e lançando produtos de conteúdo de qualidade, começaram as manobras para "sair do vermelho". Muitos funcionários foram demitidos e vários planos foram adiados ou modificados -- alguns dos quais, como o do uso dos estúdios de televisão instalados no térreo do edifício-sede, não chegaram a se realizar de fato, apesar do elevado investimento.

Em fins de 2000 o iG retirou no último momento as candidaturas de todos os seus sites aos prêmios iBest. A manobra surpreendeu o mercado, pois os sites do iG concorriam pela primeira vez aos prêmios e eram fortes concorrentes. Além disso, representou uma reviravolta na política interna do iG, que estimulava fortemente os sites do portal a apresentar suas candidaturas e atrair votos populares.


O iG só conseguiria "sair do vermelho" em 2001, quando alterou seu plano de negócios: passou a receber repasses das operadoras de telefonia fixa por conta do tráfego gerado pelo acesso grátis. A façanha foi marcada pela mudança no logotipo: de vermelho, passou a ser azul. Nesse período reduziu-se o apoio ao conteúdo do portal e reforçaram-se os planos para a oferta de serviços pagos (para fins de marketing, "iG" passou de "Internet Grátis" a "Internet Group").

O breakeven já era uma situação muito rara entre empresas de internet, mas Nizan Guanaes concebia a "fase azul" do iG como uma etapa meramente transitória antes que a operação começasse a dar lucro. Nesse dia, de acordo com os planos, o iG adotaria a cor verde. No entanto, em meio a uma nova rodada de profundas reformas no portal, Guanaes deixou o iG em fins de 2001.

Novos donos

Em maio de 2004 o iG foi adquirido pela Brasil Telecom -- ironicamente, o negócio foi anunciado na entrega do Prêmio iBest. Adotou-se um novo logotipo, mantida a cor azul, agora definido como "Internet Generation". A fusão com os portais iBest e BrTurbo foi concluída em 2006, marcada por nova campanha publicitária. Em janeiro de 2009 o iG passou a fazer parte do grupo Oi após este adquirir a Brasil Telecom.

D. GVT

Global Village Telecom (GVT) é uma operadora brasileira de telecomunicações. Ela está presente no mercado desde o final do ano2000 e está voltada preferencialmente para moradores residenciais e empresariais de alto consumo.

Atualmente, está presente em 14 estados e no Distrito Federal, bem como nas maiores metrópoles brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, (em ambas, com atendimento exclusivo ao mercado corporativo). Seguindo um plano de expansão constante e planejado desde fevereiro de 2007 quando abriu capital na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa), apresenta o maior crescimento anual médio do setor de telecomunicações em receitas, margens e novos clientes. Ingressou em Belo Horizonte em 2007 e hoje atua também em Contagem e Betim (MG), Salvador (BA) em 2008 e Vitória e Vila Velha (ES) em 2009. Totalizando 81 cidades atendidas. Fazem parte do grupo GVT o provedor de internet POP e o braço exclusivo para comercializar produtos de Voz sobre IP, VONO.

Foi eleita pelo Great Place to Work Institute (GPTW) como uma das cem melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

PRODUTOS E SERVIÇOS

Mais Minutos: oferece 4 opções de minutos locais. Os minutos não utilizados em um mês são acumulados para o mês seguinte e você pode falar à vontade com outros números GVT.

Economix Flex: disponibiliza 10 opções de pacotes de minutos, que podem ser compartilhados em até 5 endereços diferentes. As ligações entre esses endereços são grátis e há pacotes especiais de minutos para celular e DDD, além de banda larga incluída.

Unique: oferece pacotes em minutos locais (300 ou 600 minutos) e serviços como identificador de chamadas e secretária eletrônica. Além disso, é possível falar à vontade com outros números GVT e a banda larga está incluída no pacote.

Smart MAXX: franquias monetárias com duas opções de valores em reais associadas à internet banda larga de até 100Mbps. A franquia é consumida pelo cliente conforme seu perfil de uso em ligações locais e interurbanas para telefones fixos ou móveis. Nesse caso também é possível ter serviços adicionais como identificador de chamadas e secretária eletrônica.

POWER GVT: Velocidades de banda larga de 3Mbps a 100Mbps. Nas velocidades de 10Mbps e acima, os pacotes de ultra velocidades e telefonia fixa nas versões Unique e Smart MAXX acompanham modem ADSL 2+, VDSL e FTTH grátis com instalação assistida na casa do cliente. Dispensa provedor de internet (a autenticação é feita pela própria empresa), maior taxa de upload do mercado chegando a 10Mbps na versão de 100Mbps e sem limite de upload e download.

O VONO é uma empresa de telefonia VOIP, que permite aos clientes terem um número de telefone de mais de 200 cidades que pode ser usado com um aparelho convencional ou através de um software. A vantagem é que todas as ligações feitas entre as cidades VONO tem tarifa local.

O POP é o provedor de Internet discada que oferece discador. Além de blog, fotolog, email e acelerador, também atua como portal de conteúdo.

E. Net Vírtua

O NET Virtua é um serviço de acesso à internet de alta velocidade oferecido pela Net Serviços de Comunicação, através da mesma rede de cabos que distribui os sinais da NET TV por assinatura.

No final de 2005 ganhou notoriedade por oferecer novas velocidades até então inéditas no Brasil (2 Mbps, 4 Mbps e 8 Mbps).

Atualmente oferece velocidades de 500 kbps, 3 Mbps, 6 Mbps e 12 Mbps. Em novembro de 2008, a NET anunciou a estréia experimental de uma rede com velocidade de até 60Mbps, na cidade do Rio de Janeiro.

No segundo trimestre de 2009, a NET divulgou ter aproximadamente 2,6 milhões de assinantes do Virtua no Brasil.

Polêmica

Há muitas alegações de que o serviço utiliza práticas de Traffic Shaping e Packet Injection. Em regiões que possuem um grande número de usuários, o acesso íntegro é restrito apenas ao protocolo HTTP. A polêmica foi muito grande que acabou sendo noticiado em vários jornais de grande circulação.

Em reportagem de 02 de julho de 2007, o jornal O Estado de S. Paulo mostra a história de um usuário que assinou o serviço Virtua de 2MB e alega ter sofrido com a prática do Traffic Shaping, que teria sido confirmada por um atendente. Um abaixo-assinado contra a Net Vírtua foi feito e alguns clientes insatisfeitos abriram, por conta própria, processo contra a empresa no Ministério da Justiça.

F. CompuLand


A CompuLand surgiu em abril de 1995. Foi criada por Helio Coelho Jr. e Paulo Ribeiro Pires, inicialmente para prestar serviços na área CAD/CAM (Manufatura e design assistido por Computador). A loja, além do escritório, comercializava equipamentos, software e suprimentos, área de poucas opções na cidade naquela época.

O projeto do provedor surgiu em novembro de 1995. Aproveitando os conhecimentos em administração de sistemas, adquiridos por anos de trabalho na área, os sócios resolveram investir pesadamente e trazer o acesso discado local a Internet a Petrópolis.

Ao longo de 9 anos, a CompuLand serviu de entrada para a Internet para muitos usuários e cumpre o seu papel, de trazer a Internet, essa imensa comunidade global, para dentro dessa cidade histórica, mas não atrasada, como pensam muitos, apesar da mentalidade retrógrada em alguns segmentos dominantes. Hoje, mais de 6000 petropolitanos usam a Internet no dia-a-dia, falam com parentes distantes, criam novas amizades, marcam encontros.

Atualmente, o circuito opera com 11Mb.

Bibliografia:

www.wikipedia.org

ideias.moip.com.br

simmec.com.br

binworks.com.br